sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Minha opção de técnica cirúrgica...


Olá galerinha linda!!!
Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer a audiência...rs... isso mesmo!!! 
Estou com mais de 1.260 visualizações!!! Muito feliz!!!
Hoje, quero falar (resumidamente) um pouco de cada técnica que descrevo no post anterior e qual a minha opção.
Como puderam ver, mostrei as quatro técnicas existentes da Cirurgia Bariátrica.
Estas são: Bypass Gástrico, Gastrectomia Vertical (Sleeve), Banda Gástrica Ajustável e Derivação Biliopancreática (Scopinaro).
Bem, vou falar um pouco mais das quatro técnicas com base em sites e pesquisas começando das menos invasivas e também menos eficazes... vamos lá: 
  • 4º Lugar: Banda Gástrica Ajustável: É a mais simples de todas e, consequentemente, a que leva a menor porcentagem de perda de peso. A vantagem do método é de ele ser reversível. Permite ajustes individualizados.Por outro lado, há risco de rejeição da prótese ou infecção. É inadequada para pacientes com compulsão por doces, portadores de esofagite, de refluxo, dentre outros problemas...
Obs.: Essa técnica não é apropriada pra mim porque tenho Refluxo, Esofagite e atualmente gosto muito de doces...rs. Há também um índice de rejeição grande da prótese. Não é feita por videolaparoscopia. Seria necessário uma incisão consideravelmente grande.  Portanto, não farei esta técnica!!! 
  • 3º Lugar: Gastrectomia Vertical (Sleeve): Esta técnica remove de 70 a 85% do estômago. É realmente removido, sem que haja possibilidade de reversão. Dessa maneira, há redução do hormônio Grelina, associado à fome e a absorção de ferro, cálcio, zindo e vitaminas do complexo B. Esta cirurgia pode ser transformada em Bypass. Está muito ligada a um risco maior de complicações. Técnica feita por videolaparoscopia. 
Obs.: Me arrepia só em saber que meu estômago seria removido totalmente...aff. Ser inapto é uma coisa... sair do meu corpo é outra totalmente diferente....kkkkkk. E outra, não há possibilidade de reversão da cirurgia... é óbvio que não vou fazer pensando em reverter, mas só de saber na possibilidade é menos assustador...rs. Afinal de contas, a gente nunca sabe o dia de amanhã, não é? A reversão é feita geralmente por pessoas que passam a ter câncer ou por insatisfação da parte do paciente. Portanto, não farei esta técnica!!
  • 2º Lugar: Bypass Gástrico: Sim, essa é sim a segunda técnica mais invasiva!! Porém, a mais procurada e de maior sucesso entre os especialistas e pacientes. Nível de satisfação muito grande!! É a técnica que mais estimula o hormônio Leptina. (Leptina: hormônio que liga os receptores cerebrais e gera a sensação de saciedade.. isso é ótimo!!). Produz menos hormônio Grelina (hormônio da fome). Diminui também a possibilidade de desnutrição. As doenças associadas à obesidades também apresentam rápida melhora. É atualmente a técnica mais usada e já corresponde a 75% dos procedimentos.
Obs.: Perceberam que é a melhor técnica usada hoje em dia? Pois bem, por ser simplesmente a melhor em todos os sentidos, irei fazer essa técnica Bypass... adorei!!! Feita atualmente por videolaparoscopia, pequenas incisões, restabelecimento muito rápido, pouco desconforto pós cirúrgico. E sem contar que o percentual de perda de peso chega a 40%!! Tem mais...você já parou pra pensar na possibilidade de comer pouco, muuuito pouco (250gr) e se sentir saciado (a)?? Isso sem que dê o mínimo de vontade de olhar pro prato do vizinho!!! Isso mesmo.. é o que o hormônio Leptina fará em meu organismo ao fazer essa técnica!! Não é maravilhosa?! kkkk
  • 1º Lugar: Derivação Biliopancreática (Scopinaro): Já começo dizendo que já foi uma técnica de muito sucesso. Agora, não mais!! A vantagem é que possibilita maior ingestão de alimentos. Por outro lado, pode ocorrer desnutrição. Diarreia, flatulência e deficiência de vitaminas.
Obs.: Não faria essa técnica pelas desvantagens apresentadas. Hoje em dia, pouco usada no Brasil. Não é feita por videolaparoscopia. Seria necessário uma incisão consideravelmente grande...aff

Existe também outra técnica sem a necessidade de uma cirurgia. Esta é chama de Balão Intragástrico:  


Esta técnica é geralmente usada para quem precisa perder pouco peso ou para quem quer uma "ajudinha" na perda de peso para posteriormente fazer uma das técnicas cirúrgicas acima. 

Pois é, aqui dei alguns esclarecimentos das quatro técnicas apresentadas e existentes no mundo gastro e automaticamente lhes informei o porque de não fazer três dessas técnicas e a vantagem de escolher a cirurgia Bypass!!

Um grande abraço e até mais!! 

Um comentário:

  1. Oi carolina,

    você ainda se comunica por esse blog? Afiz a cirurgia há poucos dias e to procurando aquela força, ouvir experiências e tal...

    Beijos magrinhos rs

    ResponderExcluir